Produtos
Blog 0

Curiosidades sobre o café no Brasil e no Mundo

Você também é apaixonado por café? Separamos algumas curiosidades sobre o café que você provavelmente não conhece. Então pegue o seu café e boa leitura!

1. Um terço do café do mundo sai do Brasil.

Entre julho de 2015 e junho de 2016, o Brasil exportou 35 milhões de sacas, isso dá uma receita de mais US$ 5,3 bilhões. E os países que mais importam o nosso café são os Estados Unidos e a Alemanha.  No total, mais de 120 países importaram café brasileiro nesse período de 2015 a 2016.

 

2. Cerca de 1,6 bilhões de copos de café são consumidos diariamente.

Os maiores consumidores de café do mundo são os holandeses e os finlandeses. Com 2,6 e 1,8 xícaras de café, respectivamente. Apesar do Brasil ser um grande exportador de café, nosso consumo diário é de 0,4 xícaras.

 

3. O café tem 0 calorias. Olha que notícia boa. 

A menos que você o adoce, com açúcar e adoçante, por exemplo, o café não possui calorias, gorduras saturadas e carboidratos. Essa é uma ótima notícia para quem gosta de consumir o produto mas também se preocupa com a dieta. 

 

4. O café é uma fruta

A polpa, apesar de pouco utilizada, é grande aliada para saber o momento da colheita. Quando ela estiver vermelha ou dourada (depende do tipo) é o momento ideal para colher. O café só consegue amadurecer no pé, quando retirado o mesmo não evolui.

 

5. Descoberta do Café 

A planta de café foi descoberta por volta de 525 no interior da Etiópia e sua primeira referência de uso comestível ocorreu em 575 nos manuscritos do Iêmen que falam acerca da lenda de Kaldi, onde um pastor notara que suas ovelhas ficaram mais espertas depois que consumiram a estranha planta.

 

6. Chegada do Café no Brasil

O café que chegou ao Brasil no século XVIII, proveniente da ilha Martinica que pertenciam à França. Segundo a tradição, o produto foi contrabandeado pelo português Francisco de Mello Palheta que seduziu a esposa do governador da ilha com intuito de conquistar o produto.

 

7. Expressão Café com Leite 

A expressão “Café-com-leite” assumiu importância entre os historiadores para definir um acordo político secreto em vigor durante o período do Brasil Oligárquico – 1894 e 1930 – quando as elites  produtoras de café paulista e leite mineiro controlavam as eleições dos presidentes civis.
 

8. Variedades de Café

Existem mais de 25 tipos de café, sendo os mais populares a Robusta, com teor de cafeína mais elevado; e a Arábica, dona de sabor mais suave e quantidade menor de cafeína.


9. Denominação Cappuccino 

A palavra “Cappuccino” surgiu no século XVI estando associado a Ordem dos Capuchinhos, reconhecidos por seus capuzes ou Capuccinos , em italiano.
 

10. Formas de preparo do Café 

Há muitas formas de preparar Café. No Japão, por exemplo, ele é servido gelado. Na França, por sua vez, é muito utilizado misturado com chicória. No Oriente Médio e na África recebe pitadas de canela, alho ou gengibre. Na Itália pode ter tiras de limão. Na Grécia é servido com um copo de água gelada. Na Alemanha é adoçado com leite condensado ou chantilly, enquanto na Suíça é batizado com Kirsch,um tipo de licor. Cada cultura tem uma forma de preparar e consumir o café.
 

11. Benefícios e Malefícios do Café 

Existem muitas pesquisas sobre os benefícios e maléfícios do café. Alguns cientistas defendem a ideia de que a bebida atua no sistema nervoso produzindo estado de alerta, auxilia o coração, diminui a chance de adquirir Mal de Alzheimer e reduziria o nível de açúcar no sangue. Seu exagero, porém, provocar taquicardia, agrava lesões no  aparelho digestivo, interfere na absorção de cálcio, escurece os dentes, e provoca insônia. A cafeína também aumenta o poder de anestésicos como aspirina e paracetamol. São muitos estudos de ambos os lados, mas sabendo dosar, não faz mal a ninguém. 

12. Onde a Cafeína está presente 

A cafeína pode ser encontrada em outros produtos além do café. Para você ter uma ideia 240 ml de Café possui de 104 a 192 mg de cafeína, enquanto que a mesma dosagem de energético e chá gelado possuem 70 a 85 mg e 9 a 50 mg respectivamente. Enquanto que 200 ml de Coca Cola, por exemplo, possui 19 mg de cafeína. 

13. Existe um café ideal para comer

A BitCoffee utiliza o grão de café integral e processa para não perder propriedades nutritivas, aroma e sabor, permitindo que a bebida favorita do brasileiro e do resto do mundo possa ser degustada de um novo jeito, comendo. Os produtos BitCoffee mantém a integridade do grão e carrega notas de malte, caramelo, chocolate, amêndoas e frutas compostas com as notas do café, trazendo para receitas que o leva, um toque de autenticidade, inovação e sabor.
 

Clique aqui e conheça o café de comer

 
Certificado de Segurança
Formas de Pagamento

© 2020 - BitCoffee

Chat, fale conosco

Carregando..
Chame no WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, desempenho e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.

Continuar