Você sabia que o café é uma fruta?
Mais que uma bebida deliciosa, o café é uma fruta!
Tomamos café todos os dias e às vezes não sabemos que o café é uma fruta.
Isso mesmo é uma fruta a partir do cafeeiro, um arbusto selvagem pertencente à família das Rubiaceae, nativo da África, com cerca de 6.000 espécies.
Não lembramos que o café é uma fruta porque no dia a dia lidamos com ele a partir da semente torrada, seja ela moída ou em grãos.
Quando o café chega até nós, seja no supermercado, na cafeteria ou mesmo na xícara, ele já passou pelas etapas de beneficiamento e não paramos para lembrar de como ele surgiu.
Para facilitar, o café que consumimos regularmente, é nada mais do que a semente do café.
O Café Fruta
Vamos a um pouco de botânica e conhecer mais detalhes do café como fruta.
A fruta do café (que chamaremos de fruto) é composta da seguinte maneira:
EXOCARPO: corresponde à parte mais externa (à casca, portanto)
MESOCARPO: corresponde à polpa. Também é chamada de mucilagem, parte adocicada e gelatinosa situada entre o exocarpo e o endocarpo
ENDOCARPO: também conhecido como pergaminho, envolve a semente
Na história do café, os países produtores não permitiam que as sementes com o pergaminho fossem levadas pelos viajantes. Eles levavam apenas os grãos torrados e sem condições de germinar.
SEMENTE: É formada pelo espermoderma (camada mais externa da semente, também chamado de “pele de prata”), o endosperma (tecido com tonalidade entre o verde e o amarelo, em cuja composição encontram-se amido, gorduras, açúcares, aminoácidos, água, ácidos, alcalóides e outras substâncias responsáveis pelos aromas do café) e o embrião.
Na imagem abaixo você visualiza todas as partes do fruto do café:
Imagem extraída do livro Sou Barista, Senac, 2013, pág. 37. Ilustração: Fabiana Fernandes.
O amadurecimento da fruta café
Assim como a maioria das frutas, ela amadurece no decorrer do tempo e geralmente é colhida quando está madura. Porém se a colheita passar do tempo ideal, a fruta dá início ao processo de auto-secagem no próprio pé do cafeeiro e gradualmente passará para o estágio de “passa”.
Quando maduro, o fruto apresenta-se bem vermelho, daí ser chamado “grão cereja” ou simplesmente “cereja”.
Grão cereja
O grão cereja pode sinalizar para o produtor outra informação muito importante: o estágio de maturação e se a semente está adequada para ser plantando dando origem a outros pés de café.
Ao prová-lo, percebe-se de imediato seu sabor adocicado, resultante da concentração de açúcares na fruta.
A propósito, os açúcares acumulados na fruta são os responsáveis pelo “sinal” de que o café está maduro, pronto para ser colhido.
O Café Semente
Depois que a fruta é colhida devidamente madura, ela é separada das folhas e de outras impurezas e levada a outras etapas de processamento e beneficiamento.
Na colheita, a propósito, grãos em diversos estágios de maturação são colhidos e devem ser tratados de modo diferente. Exemplo: cereja, “boia”, verde etc.
Dependendo do estágio, esses grãos são levados para áreas diferentes nas fazendas de café e submetem-se a tratamentos também diferentes.
Os do tipo “cereja”, depois de separados, seguem para o despolpamento, secagem e beneficiamento.
Por fim os grãos de café ainda passam pelos processos de limpeza, descascamento e classificação (etapas que ocorrem na fase de beneficiamento).
Ao final temos o café tal como na imagem abaixo, adequado à fase da torra:
Grão verde de café
Nessa condição (de grão verde), o café não tem aroma, seu sabor é amargo e nada agradável. Apenas com a torra o grão de café passa a exalar aroma e sabor realmente agradáveis.
E para quem é apaixonado por café, precisa conhecer as diferentes opções, entre elas o Café de Comer.
O Café de Comer é produzido a partir do grão de café integral e processado para não perder propriedades nutritivas, aroma e sabor, permitindo que a bebida favorita do brasileiro e do resto do mundo possa ser degustada de um novo jeito, comendo!
Sim, isso mesmo...uma pasta de café que utiliza todo o grão e assim, todas as propriedades que o café reserva para quem o consome. Quando o café é bebido, a água fervente leva com a borra cerca de 85% das propriedades nutritivas, sabor e aroma do café.
O processo do BitCoffee é feito a partir do grão integral, mantendo todos os seus nutrientes, aroma fresco e sabor impactante e inigualável. Desta forma, BitCoffee é a fonte ideal de energia, proteína, vitaminas, sais mineiras e antioxidantes naturais.
Os produtos BitCoffee mantém a integridade do grão e carrega notas de malte, caramelo, chocolate, amêndoas e frutas compostas com as notas do café, trazendo para receitas que o leva, um toque de autenticidade, inovação e sabor.
